3 atitudes propostas pelo Colégio Everest para prevenir o bullying

Há quem chegue a pensar que situações que envolvam violência física e moral sejam normais no ambiente escolar, ou que “façam parte” deste contexto. Mas não é bem assim. Embora seja sabido por boa parte das pessoas que situações de bullying acontecem mais do que se deseja e espera, é preciso estar preparado para agir, enfrentar e prevenir essa prática.  

No Colégio Everest, o tema bullying é tratado com muita seriedade e há uma busca constante para identificar e agir diante de possíveis eventos dessa natureza. 

Como acontece a abordagem?

Na equipe docente, há sempre um acompanhamento dos alunos através dos “diálogos”, momentos em que eles são chamados para conversar com os responsáveis da disciplina na escola – chamamos de prefeito de disciplina. Esses profissionais – que costumam ser formados em áreas técnicas que os capacitem para agir em situações assim – trabalham os aspectos humanos a serem melhorados em cada aluno, visando o crescimento individual e coletivo, sempre na perspectiva do bem comum.

Formar para o amor

Há também um programa chamado Formação para o Amor. A proposta, que gera bons resultados ao longo do tempo, trabalha o desenvolvimento das áreas do ser humano: inteligência, espiritualidade, a dimensão física, social e emocional. O programa está dividido de acordo com os níveis de maturidade das idades. Sendo assim, às vezes o tema pode até se repetir, mas traz profundidade e abordagem diferente.

Dentro desse programa, é apresentado aos alunos, periodicamente, encontros que proporcionam a vivência dos diferentes temas, inclusive o bullying. Eles compreendem a gravidade e tudo o que implica essa atitude. 

Se fosse possível, no entanto, resumir em 3 atitudes que o Colégio Everest se propõe diante de casos de bullying, listaríamos os seguintes:

1. Acompanhamento individualizado:

O diálogo – que envolve precisamente o ato de escuta – é uma ferramenta poderosa para prevenir e remediar casos de bullying escolar e nós optamos sempre por este caminho. Este acompanhamento não acontece apenas no momento em que se senta com o estudante para uma conversa, mas nas situações ordinárias da vida escolar: lazer, ensino formal, refeições, práticas esportivas, etc.  Em todos esses momentos há professores e profissionais circulando e convivendo com os estudantes.

2. Programa de virtudes:

Uma atitude extremamente eficaz no caminho de superação do bullying é a vivência das virtudes humanas. Por meio de campanhas específicas, o Colégio Everest promove uma verdadeira “cultura de virtudes”, buscando a transformação dos ambientes para o bem, para a beleza e para a verdade nas relações. Esse itinerário faz parte do Programa Formação para o Amor. No caso de crianças menores, embora não haja trabalhos orientados por livros, as crianças são ensinadas na simplicidade do cotidiano: compartilhar, emprestar brinquedos, conhecer os sentimentos, agradecer e também a dizer “por favor”.  

A partir do Ensino Fundamental II até o Ensino Médio as virtudes são vivenciadas na prática com trabalhos sociais desenvolvidos pelos alunos nas instituições da comunidade através da prática de Participação Social. Os alunos do Colégio Everest precisam completar horas de serviço social visitando orfanatos, creches municipais, desenvolvendo brincadeiras, lanches coletivos, campanhas de ajuda, apresentação.

3. Família e escola caminham juntos:

Se há algo de ruim acontecendo,  mesmo que não seja diretamente no ambiente escolar, os responsáveis entram em contato com a família dos envolvidos. O Colégio Everest acredita muito na importância e no valor do vínculo familiar durante este processo de prevenção e superação do bullying. É preciso que haja uma relação de confiança entre a  escola e a família para que, juntos, arranjarem a solução e cuidem da situação.

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