Quando se pensa na instrução educacional dos filhos, é importante ponderar a qualidade da educação a que eles serão submetidos. O colégio católico auxilia os pais na educação dos filhos, missão valorosa e de primeira responsabilidade.
Como cristãos, devemos garantir que nossas crianças recebam uma educação condizente com a fé que professamos e com os valores que adotamos – tanto humanos quanto espirituais.
As experiências que as crianças vivenciam na rotina escolar deixam marcas e interferem em suas vidas profundamente.
Um colégio católico tem o compromisso de praticar e ensinar valores cristãos, preferencialmente que estejam em consonância com o exemplo e com o que é vivido no ambiente doméstico.
O que se espera dos futuros profissionais no mercado de trabalho?
Mais do que o domínio de tecnologias, idiomas, ferramentas técnicas e outras habilidades – que são fundamentais, claro! –, o mercado de trabalho aguarda profissionais que tenham valores éticos e morais, algo de inegável importância.
Na atual sociedade, infelizmente, muitos parecem ter deixado de lado essa consciência moral. Para constatarmos isso, basta observarmos o cenário e o histórico político em que vivemos – mergulhado na corrupção.
Além disso, os profissionais do futuro precisam ter inteligência emocional para saber lidar com os desafios próprios de um ambiente corporativo e a dinâmica dos relacionamentos.
De acordo com Peter Drucker, um importante consultor administrativo, considerado o pai da administração moderna:
“As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”
Podemos nos perguntar o que um colégio católico tem a ver com essa perspectiva. Se analisarmos profundamente, encontraremos uma ligação muito grande entre todas essas questões.
Verdade, honestidade, disponibilidade em ajudar o próximo, a proatividade e o respeito são valores genuinamente cristãos, além de tantos outros.
Investir numa educação integral e dentro da perspectiva cristã agrega pontos que fazem parte da natureza da religião, oferecendo um alicerce que pode desenvolver a pessoa em todas as suas faculdades mentais.
O reconhecimento da importância e da necessidade dos estudos, bem como a valorização do trabalho como missão pessoal de cada um são também algumas das sementes que um colégio católico cultiva em seus alunos.
A missão do colégio católico na formação da pessoa
A Congregação para a Educação Católica (CEC), um organismo da Igreja Católica, orienta que o colégio católico deve assegurar um ensino que resguarde o valor da pessoa humana em sua sacralidade.
“A escola participa nessa missão como verdadeiro sujeito eclesial, com o serviço educativo, vivificado pela verdade do Evangelho. Ela, de fato, fiel à sua vocação, apresenta-se como lugar de educação integral da pessoa humana através de um claro projeto educativo que tem o seu fundamento em Cristo, orientado para realizar uma síntese entre fé, cultura e vida” (CEC. Educar juntos na escola católica missão partilhada de pessoas consagradas e fiéis leigos. 2007).
Um colégio católico é um valoroso auxílio para os pais na sua missão de educar os filhos para que sejam bons cristãos e tenham a oportunidade de transformar nossa sociedade, tornando-a mais humana, justa e tolerante.
Uma educação católica pode formar cidadãos conscientes do que somos e de para onde vamos.
Leia também: 10 coisas que toda criança deveria aprender na escola