Quais são as regras básicas para educar meus filhos? Existe um manual? Certamente não existe uma receita pronta, mas há a certeza da graça de Deus que chama à missão da paternidade e maternidade e sustenta ao longo do caminho.

Um passo importante, quando estamos diante dos nossos limites – como pais e mães – é buscar a formação e a informação de qualidade quando estamos diante da tarefa de gerar e educar os filhos. Para colaborar neste itinerário, selecionamos algumas obras que podem ajudar. Confira:

1. Pais bem sucedidos

De James B. Stenson, pela Editora Quadrante, o livro narra centenas de exemplos reais, de experiências que tiveram – em meio aos fracassos normais do dia a dia – êxito. O autor aponta os diferentes obstáculos que encontramos na sociedade atual e que estorvam o papel de educador de um pai, e, mais importante, aporta soluções para superá-los. Recolhe numerosos acertos e erros em temas de regras de família, disciplina, escola, esportes, diversão, mídia, e grava nos corações dos pais e mães as bases de uma educação afetuosa e firme ao mesmo tempo. A figura do pai, tantas vezes esquecida, recupera aqui toda a sua importância, profundidade e alcance.

2. Carinho e firmeza com os filhos

O autor Alexander Lyford-Pike traz técnicas comunicativas simples, claras e acessíveis a todos, ilustradas por uma multidão de exemplos práticos extraídos da vida cotidiana e resumidas num sistema coerente. Trata-se, em última análise, de conciliar na medida certa o carinho e a firmeza, evitando os excessos do “liberalismo” e do “autoritarismo”, a fim de oferecer às crianças pré-adolescentes uma orientação e um modelo de vida seguros. O livro também é da Quadrante.

3. Educação dos filhos

Os conselhos de Santo Antônio Maria Claret, Santa Teresa de Ávila e São João Crisóstomo constroem esse livro que pretende unir no tempo e no espaço esses três santos que viveram em lugares e épocas bastante diferentes entre si. Por quê? Para que eles venham em socorro de dois outros personagens que também vivem em época e lugares diversos: o pai e a mãe de família do século XXI . A obra é pela Ed. Katechesis.

4. Aprendendo a responsabilizar nossos filhos

Germain e Martin Dulcos, almejando ajudar os pais a provarem da autoridade parental saudável e a aplicarem uma disciplina incitativa, pretendem fornecer nesta obra pistas que levarão o leitor à reflexão e à ação, assim como concedem conselhos práticos que certamente enriquecerão o ambiente familiar. O livro é da Editora Paulus.

Leia também: Por que devo dizer não ao meu filho? 

5. As cinco linguagens do amor das crianças

Cada criança possui uma linguagem de amor principal e específica, uma maneira pela qual ela compreende melhor o amor do pai e da mãe. Neste livro, Gary Chapman – pela editora Mundo Cristão –, ensinará você a reconhecer e falar a linguagem de amor fundamental de seu filho ou filha, e o informará sobre as outras quatro linguagens de amor pelas quais as pessoas entendem e oferecem amor.

Gostou? Compartilhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here