Ensino bilingue na aprendizagem

A cada dia o mundo está mais imerso na tecnologia, nas inovações e na quebra de fronteiras que a globalização permite. Para acompanhar tudo isso, a fluência no inglês e no espanhol, por exemplo, acabam sendo estratégias importantes. No meio de tantas mudanças, podemos nos questionar: nesta sociedade globalizada, vale a pena investir em um colégio com o ensino bilíngue?

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A escola considerada bilíngue se organiza para proporcionar aos seus alunos as competências necessárias para usar duas ou mais línguas em situações acadêmicas e sociais.

São muitos os benefícios e diferenciais de um ensino bilíngue, entre eles:

  1. Ampliar as conexões neuronais;
  2. Melhorar o aprendizado de novas palavras;
  3. Aprimorar habilidades de leitura;
  4. Utilizar informações de maneira criativa;
  5. Facilitar a categorização de palavras;
  6. Favorecer a descoberta de soluções novas para os problemas;
  7. Incentivar a escuta ao outro;
  8. Proporcionar uma conexão mais ampla com o mundo;
  9. Potencializar a memória;
  10. Estimular a concentração.

É mais fácil aprender na infância

O cérebro de uma pessoa começa a ser formado ainda no ventre da mãe, mas só tem esse processo concluído por volta dos 7 anos de idade, também conhecido como a idade da razão. Por isso, os bebês – principalmente – têm uma incrível capacidade regenerativa em caso de acidentes, cirurgias, e são capazes de criar “novos caminhos” para sobreviver frente a tantas mudanças que passam nos primeiros meses de vida.

Esses “novos caminhos” poderiam ser traduzidos por “sinapses cerebrais”, que seria o nome mais comum no meio científico, e sugere a criação de neurônios.

Na primeira infância as crianças têm, neurologicamente, condições favoráveis para o aprendizado. No que toca o campo das habilidades linguísticas, esta fase é cheia de  potencial. Há estudos que sugerem que a imersão em ambientes bilíngues neste período têm um impacto significante para que, no futuro, essas crianças se tornem fluentes em outros idiomas. É como se o cérebro fosse semelhante a um campo fértil, pronto para receber sementes, registros, “novos caminhos”.

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Como funciona o ensino bilíngue no Colégio Internacional Everest 

O Colégio Everest utiliza o método internacional chamado Sunrise Program, que é desenvolvido e aplicado em todas as unidades da rede.  A proposta é de imersão, isto é, os alunos ficam metade do tempo aprendendo na língua nativa e metade do tempo na segunda língua, o inglês.

No caso de Brasília, eles estudam parte das matérias da grade curricular brasileira em português (português, história, geografia, matemática, formação católica, música e tecnologia), e a outra parte em inglês (inglês, ciências, artes e educação física).

O Sunrise é baseado na aquisição de competências e de indicadores, como os índices avaliativos dos alunos. Uma estratégia é a resolução de problemas, onde o estudante busca não somente estudar a teoria, mas resolver situações práticas. Por exemplo: todas as aulas começam com uma pergunta aberta: por que devemos preservar o meio ambiente? Então, inspirados nessa pergunta os alunos estudam temáticas relacionadas e vão desenvolver projetos que podem envolver diversas disciplinas.

E a alfabetização?

São utilizadas diversas metodologias de alfabetização, de acordo com a aptidão de cada estudante. Por exemplo: se o aluno é mais visual, a professora trabalha de forma que facilite esse tipo de aprendizado.

Instrução diferenciada

Dentro de sala de aula sempre existem os três níveis de alunos – os que são abaixo da média, na média e acima da média. Por isso, no Colégio Everest a professora já pensa no desafio que vai potencializar as competências do estudante.

Centros de aprendizagem

São criados ambientes onde os alunos conseguem trabalhar de diversas formas o mesmo conteúdo, utilizando gráficos e recursos alternativos, por exemplo.

Além de desenvolver as quatro habilidades básicas da linguagem – leitura, escrita, audição e fala – o ensino no Colégio Internacional Everest busca empregar meios para a aprendizagem de forma lúdica, participativa e envolvente com projetos, histórias, peças de teatro, participação em debates, oratória e declamação.

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