Há muita discussão entre pedagogos, psicopedagogos, educadores e psicólogos quando o assunto é a educação dos bebês. Muitas famílias também questionam se matricular o filho na escola antes dos 3 anos é um erro.
“Os bebês só precisam de amor e de cuidados dos pais”. Contudo, pai e mãe sabem: não existe uma fase na vida dos filhos em que eles não precisem desse amor e de cuidados.
Ampliando o debate
Por lei, a criança deve ser matriculada na escola a partir dos 4 ou 5 anos, dependendo da região do país. A partir dessa idade, ela é obrigada a frequentar a escola de ensino infantil, dando início à sua alfabetização. Antes disso, as crianças devem ter seu tempo ocupado apenas com brincadeiras e relações afetivo-familiares.
Para responder a essa legislação, as escolas devem oferecer aos bebês um espaço lúdico para a socialização e atividades de entretenimento. Entretanto, especialistas indicam que, na escola, o bebê pode receber estímulos que ajudem no desenvolvimento de suas habilidades.
Mas como proporcionar isso ao bebê? A resposta é: deixando que ele brinque. Simples assim. Porém, atenção: essas brincadeiras são pensadas cuidadosamente para o desenvolvimento dos bebês.
Como o Colégio Everest investe no desenvolvimento dos bebês
Em nossas escolas, buscamos desenvolver não apenas a socialização das crianças, mas também sua intelectualidade em outras áreas, como a psicomotora, afetiva-social e sensorial.
“Durante todas as etapas da educação infantil, a brincadeira, a música, o colorido e o movimento são estimulados em todos os momentos. As crianças aprendem e desenvolvem as diversas atividades propostas com muita alegria e diversão!”, afirma Paula B. Ribeiro, uma das pedagogas do Colégio Everest.
Para desenvolver essas diversas habilidades, o colégio Everest trabalha com metodologias ativas, como jogos, brincadeiras, projetos interdisciplinares, cenários de aprendizagem, aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em problemas, entre outras estratégias didáticas que colocam o aluno como o centro do processo educativo, como protagonista.
Dessa maneira, cada um percebe a importância do seu papel, primeiro na sala de aula e depois na sociedade.
Programas de aprendizagem para bebês
Contamos com dois programas de aprendizagem que ajudam as crianças a formarem bons hábitos, que são a base para o seu desenvolvimento.
Um dos pilares educacionais do Colégio Everest é a formação integral, que promove o desenvolvimento das dimensões humana, intelectual, social e espiritual das crianças.
O programa Kinder recebe bebês a partir de 1 ano de idade.
Entre os bebês mais crescidinhos das turminhas Kinder, trabalhamos com atividades nas diversas áreas de desenvolvimento:
- 1ª e 2ª língua – português e inglês
- Aprendizagem Estratégica
- Ciências
- Desenvolvimento Pessoal e Social
- Ecologia
- Exploração e conhecimento de mundo
- Expressão Musical (aula ministrada por professor especializado)
- Formação Católica
- Interculturalidade
- Psicomotricidade (aula ministrada por professor especializado)
- Relações lógico-matemáticas
- Saúde e Higiene
- Sensibilidade Artística
- Tecnologia
- Virtudes
“Não me sinto seguro em colocar meu filho com menos de 3 anos na escola”
Crianças que participam de atividades monitoradas e grupais desde bebê adquirem maior facilidade para se socializar e aceitar regras. A oralidade da criança também é desenvolvida com um aumento no repertório de palavras.
Na escolinha, o desenvolvimento motor encontra mais desafios e consequentemente é facilitado. Também a independência das crianças é mais estimulada.
Contudo, na hora de decidir sobre a educação infantil do seu bebê, é preciso examinar com atenção os programas das escolas.
Assegure-se de que a escola ofereça para o seu filho um ambiente adequado, limpo, saudável, com programas de aprendizagem adaptados para a idade dos bebês, bem como professe e ensine os mesmos conceitos e crenças que a sua família.
Do contrário, uma escolha mal estruturada pode gerar efeitos negativos em seu filho, como a insegurança e a desmotivação.
Colocar o filho na escola antes dos 3 anos é um erro ou um acerto? Esse é um debate que sempre vai existir. A resposta para essa questão é muito particular para cada família, pois depende de diversos fatores.
Entre eles, a opção de uma instituição que possa oferecer tudo o que o seu filho precisa para se desenvolver naturalmente e de maneira positiva, cercado de atenção e carinho.
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