O papel do psicopedagogo dentro de uma escola

Sem rodeios e direto ao ponto: “é aquele que busca prevenir o fracasso escolar!” É assim que Rosi Mendes, psicopedagoga da unidade de Curitiba do Colégio Internacional Everest, define seu papel. O papel do psicopedagogo dentro de uma escola é ser um elo entre a família, professores, a criança e possíveis especialistas, ficando atento às questões emocionais  e comportamentais que possam prejudicar a aprendizagem. Diante de dificuldades, essa figura serve de grande apoio na comunicação e compreensão dos processos vividos pelo aluno. Além de entender tecnicamente das questões que envolvem o itinerário educacional, favorece a aplicação de ferramentas que auxiliam no êxito do estudante. Você conhece o que faz o psicopedagogo dentro de uma escola? Acompanhe este texto e conheça um pouco mais sobre o quão importante é o atendimento deste profissional na vida do seu filho.

Quem explica um pouco mais sobre essa atuação é Rosi Mendes, formada em filosofia, pedagogia e psicopedagogia e membro do corpo docente do Colégio Everest, Unidade de Curitiba. Confira!

Como o psicopedagogo atua no ordinário, nas atividades práticas?

Rosi Mendes: Eu atuo ouvindo o professor, qual sua queixa, percebo qual a dificuldade de aprendizagem do aluno, faço recomendações para os professores e também para os pais.  Participo de reuniões com os responsáveis pelos alunos e faço as sugestões necessárias. Em caso nos quais a criança não progride e há uma dificuldade, encaminho para avaliação de um especialista. É importante dizer que em nosso sistema de ensino  não é função do psicopedagogo escolar avaliar a criança no interior da escola, mas do especialista clínico que a acompanhará (psicólogo, psicopedagoga, fonoaudióloga, psiquiatra).

Nestes casos, quando há um parecer clínico, temos muita atenção às estratégias recomendadas para ajudar o estudante. Com isso, eu faço um acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno e se tudo está caminhando dentro da normalidade. Esta é, basicamente, a rotina de atuação do psicopedagogo dentro de uma escola.

Por que ele é tão importante?

Rosi Mendes: Eu creio que o trabalho do psicopedagogo é tão importante dentro do colégio – e gosto do modo como trabalhamos no Colégio Everest – porque se trata de uma presença bem especial. A gente consegue fortalecer o trabalho do professor, dar ao especialista que acompanha a criança fora da escola um parecer sobre a situação dela no ambiente escolar – ajudando esse profissional a conduzir melhor o tratamento clínico – e envolver a família. Desse modo, conseguimos fazer um trabalho em conjunto e mais eficaz. Eu vejo essa importância porque tanto a família, o professor e o especialista estão amparados por uma pessoa que entende o processo e faz essa ligação. Tudo para que a criança seja entendida e seja capaz de superar suas dificuldades, ou se com elas prosseguir, seja feliz com aquilo que consegue aprender e fazer.

Para nós do Colégio Internacional Everest, cada criança é um ser único, que deve ser cuidado e respeitado em suas dificuldades.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus contatos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here