Estamos de férias, e agora!? Sair da rotina, muitas vezes, implica em uma disposição extra porque envolve criatividade e a necessidade de viver o descanso – sobretudo quando estamos falando de crianças – de modo bem diferente. Quem é pai e mãe vai saber o que isso significa: depois que os filhos chegam, a gente reaprende a se divertir, descansar e a desfrutar dos bons momentos da vida.  A pergunta que não cala e normalmente chega com antecedência é: o que fazer nas férias das crianças?

Vejamos algumas sugestões que podem te ajudar:

1- Cultive a simplicidade

Podemos viver a ilusão de que férias de verdade só acontece em uma viagem. Mas os melhores momentos em família muitas vezes são vividos na simplicidade, sem muitos luxos. Então, quando pensar sobre o que fazer nas férias das crianças, mantenha o  foco no essencial, no que favorece a convivência, no que está de acordo com o perfil de vocês. Não pense que para viver bem as férias, é preciso fazer muitas coisas, conhecer muitos lugares. É possível apreciar outros aspectos preciosos para a verdadeira união da sua família e intensificar o relacionamento mútuo. Sem preocupações com escola, trabalho, compras, somente com o sol que nasceu, por exemplo, ou com a paisagem que o local que você está oferece, já é um primeiro passo para férias inesquecíveis.

2 – Aproveite para conhecer mais o seu filho

Seja em um hotel, aluguel de temporada ou na própria residência,  passar um tempo maior sem a rotina do dia a dia é, sem dúvida, uma ocasião para contemplar os filhos. Vê-los brincar, brincar com eles, fazer todas as atividades juntos. Por mais que se conviva diariamente e já se conheça quem vive conosco, nas férias temos a chance de aprofundarmos neste conhecimento. Em um comentário, ou até mesmo uma reclamação, é mais fácil identificar do que seus filhos ou companheiro(a) mais necessitam. Afinal, em uma circunstância dessas, cada um se mostra como realmente é. Se você tem muitos filhos, aproveite as férias para dedicar tempo exclusivo com cada um deles. E pense como continuar essa tarefa mesmo depois que a rotina voltar ao normal.

3 – Monte um roteiro de atividades sobre o que fazer nas férias das crianças

Antes de decidir o que fazer nas férias das crianças, qual o destino tomar, conversem sobre o  que mais gostariam de fazer. Com base nisso, respeitando os gostos de cada um, além de escolher o local onde passarão os dias de descanso, faça um roteiro de atividades que vocês possam aproveitar juntos. Deixe o celular de lado e viva atividades que vão estreitar esses laços.

Algumas sugestões que podem ser feitas em uma viagem ou até mesmo em casa:

  • Cozinhar juntos (biscoitos, bolinhos, sobremesas… deixe a criatividade rolar!);
  • Brincar de mímica;
  • Jogos de baralho;
  • Cantar juntos;
  • Fazer “cine pantufa” em casa e convidar amigos;
  • Ir na livraria e descobrir um livro bem legal pra ler em casa com os filhos;
  • Fazer um concurso de cardápios de comidas de outros países em duplas;
  • Andar de bicicleta;
  • Fazer picnic;
  • Construir algum brinquedo juntos
  • Fazer a feira juntos

4 – Fortaleça a vida espiritual familiar

Aproveite os momentos juntos para lerem a Bíblia e fazer uma meditação na praia ou no parque… Busque ir à missa, mesmo que esteja em outra cidade, pois isso transmite a importância do cuidado com nosso relacionamento com Deus, mesmo nas férias. Utilize os trajetos de carro, por exemplo, para rezar o terço em família. Ou simplesmente contemplem a Deus por meio de um belo céu estrelado. São muitas as formas de fortalecer a espiritualidade dentro da família durante esse período. Até mesmo em um imprevisto, como na falta de luz em uma casa de temporada, é possível aproveitar o silêncio para um momento de oração.

Leia também: Como educar os filhos à luz da Palavra de Deus. 

5 – Demonstre o cuidado e carinho com seus filhos

No dia a dia corremos tanto que às vezes é difícil conseguir parar para fazer um carinho, preparar uma comida mais caprichada, elogiar os filhos ou o cônjuge… As férias, este tempo mais calmo e tranquilo, é um ótimo momento de demonstrar, com gestos e palavras, o quanto você ama sua família.

 

Gostou das dicas? Compartilhe!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here