Usar a tecnologia a favor dos estudos para o vestibular

Quando se fala em tecnologia e educação, estudos para o vestibular, o assunto abrange um universo de possibilidades. Como quase tudo na vida, todas elas podem ser usadas para crescer e se desenvolver, isso depende de cada pessoa. Então, se nos deparamos com pesquisas e dados que falam sobre as controvérsias da tecnologia, sobretudo no que tange à questão mental e também no próprio desempenho intelectual das pessoas, é preciso questionar-se quanto ao uso inteligente dessas ferramentas. 

Se entrássemos em uma sala de aula há 20 ou 30 anos, certamente encontraríamos um outro cenário. Talvez mais livros, mas, certamente, um horizonte mais restrito. No entanto, a tecnologia pode ser extremamente benéfica para aqueles que estão na fase escolar, se preparando para exames importantes como o vestibular e definindo sua carreira. 

É evidente que para cada aluno, cada fase na vida educacional e cada faixa etária será possível encontrar recursos diferentes, com respostas que atuam e necessidades específicas. Talvez, esse seja o grande desafio: adequar a demanda ao componente tecnológico que mais se adeque. Se você se encontra, por exemplo, em preparação para o vestibular, é possível usufruir de inúmeros benefícios. Quer saber como? Confira essas dicas!

1. Conheça os apps que podem auxiliar na execução do planejamento de estudos

Sabemos que, para uma jornada de estudos tão intenso – como é a de um vestibulando – é necessário ter planejamento e disciplina. Existe um leque de aplicativos disponíveis para auxiliar neste processo. 

Brain Focus é baseado na técnica de pomodoro, que propõe uma gestão de tempo inteligente, com pausas para descanso, que prometem gerar mais produtividade e assimilação. Neste app é possível cronometrar o tempo dos estudos, além de outras possibilidades.

Evernote – Muito conhecido, este app abrange algumas funções que podem ser muito úteis. Ele é capaz de armazenar e tornar acessíveis notas e checklists; Sincroniza as informações com os dispositivos móveis (smartphone, tablet, computador…). Uma outra funcionalidade do Evernote é a possibilidade de organizar documentos, fotos, áudios e artigos. Além de tudo isso, é possível conversar com pessoas que estejam envolvidas no projeto por meio de um chat no próprio aplicativo. 

Todoist – Este aplicativo é usado por mais de 20 milhões de pessoas para organizar, planejar e colaborar em grandes ou pequenos projetos. Suas funções são bem úteis e ajudam a organizar e gerir suas tarefas e funções diárias. Pode ser muito útil na execução do cronograma de estudos. 

2. Utilize a opção “modo noturno” nas telas dos dispositivos

Um levantamento feito sobre o tempo médio em que os brasileiros – em relação a outros países – ficam expostos a telas de celular revelou, em 2016, um dado importante: são mais de quatro horas! Talvez não seja o seu caso, mas é bem provável que você também fique exposto por um tempo razoável. Diante disso, até mesmo por uma questão de conforto visual e armazenamento eficaz de informações, é importante usar a função “dark mode“, ou seja, modo noturno.  

A principal função do modo noturno, que fica disponível pelo tempo que o usuário desejar, é ajustar a paleta de cores de uma interface gráfica tornando os temas mais escuros e diminuindo o brilho da tela. Ou seja, a proposta é adequar, quando é dia, a tons mais claros e iluminados. Ao anoitecer, o contrário: menos brilho e menos cor. Experimente! Isso ajuda o cérebro a descansar melhor e a reconhecer os períodos de repouso, liberando uma quantidade de melatonina – o hormônio do sono – compatível com as necessidades do corpo.

3. Mantenha o foco

Aplicativos, novidades, interatividade, conexão. Apesar de muitas opções, é preciso manter o foco e caminhar em direção aos seus objetivos. Não é demais alertar para o poder dispersivo das redes sociais. Se, para manter-se focado, for necessário desativar as notificações ou mesmo se desligar temporariamente desses canais, não hesite. Seja firme e caminhe objetivamente para o que você se propôs a fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here