5 vantagens de se estudar em colégio bilíngue

Os pais costumam ter em mente algumas expectativas na hora de planejar a vida escolar dos seus filhos. Por exemplo, quando consideram o colégio bilíngue como opção, buscam ampliar as possibilidades dos filhos. Isso se dá no que diz respeito à capacidade de compreensão e aquisição de habilidades em um segundo idioma. No geral, esse planejamento visa possibilitar experiências e aprendizagens que os tornem protagonistas e capazes  de superar os desafios no mercado de trabalho, nas relações humanas.

Desse modo, aprender um ou mais idiomas se torna indispensável e uma das melhores formas de aprendizado linguístico é estudar em um colégio bilíngue.

1. Melhor aproveitamento da capacidade de aprendizado infantil

Estudos comprovam que a criança possui uma incrível plasticidade cerebral. Em outras palavras, a criança se torna predisposta a aprender e fixar coisas novas: a questão linguística é uma delas. Os pequenos conseguem captar um novo idioma com uma facilidade dificilmente alcançada pelos adultos. Além disso, educá-los em um colégio bilíngue permite um desenvolvimento cerebral ainda mais eficiente e dinâmico. Esse desenvolvimento é benéfico para as demais áreas do conhecimento.

2. Maior competitividade no mercado de trabalho

Quem já é adulto sabe bem como anda o mercado de trabalho dentro e fora do país. No entanto, os currículos chegam nas empresas sem a devida qualificação. Deste modo, proporcionar ao seu filho a experiência em um colégio bilíngue, o coloca à frente nesta disputa. Além do idioma falado, o profissional que foi educado a em um colégio bilíngue pode ser capaz de transitar com maior facilidade em diversas culturas e modos de pensar.

3. Potencialização do desenvolvimento intelectual e cognitivo

Um desenvolvimento saudável é o grande desejo da maioria dos pais. Alcançá-lo exige atitudes maduras e escolhas assertivas. Assim, o ensino em um colégio bilíngue pode proporcionar um desenvolvimento equilibrado. Quando os pequenos entram em contato com um idioma diferente de sua língua materna, encontram-se diante de um universo  a ser explorado, absorvido, aprendido. Desenvolver-se a partir dessa possibilidade é uma chave para um crescimento intelectual diferenciado. A criança é capaz, por exemplo, de enfrentar problemas e desafios diversos com uma postura diferenciada.

4. Possibilidades de maior desenvoltura frente a diferentes culturas

O aprendizado simultâneo em dois idiomas não se refere somente à assimilação de palavras traduzidas ou formação de frases. Muitas vezes o ensino de idiomas é tratado dessa forma. Ao contrário, o aluno se torna habilitado a desenvolver frentes de raciocínio acerca de culturas e pensamentos, de modo mais empático. É possível ver saírem das escolas bilíngues jovens maduros e preparados para o mundo. 

5. Abertura a novos horizontes e desafios

A fluência em mais de um idioma, sua capacidade de interação, um maior desenvolvimento intelectual, a plasticidade no aprendizado dos mais diversos assuntos são vantagens que o aluno do ensino bilíngue pode desenvolver. Tudo isso tem como principal objetivo abrir horizontes inimagináveis, além de os capacitar para enfrentar desafios.

Conheça o Colégio Everest Curitiba

Em Curitiba, o Colégio Everest possui duas unidades: uma infantil, localizada no bairro Ecoville, e uma segunda de ensino fundamental e médio, no bairro Santa Felicidade. Como parte da Rede de colégios Semper Altius, a escola possui algumas frentes de trabalho. Conheça as princioais:

  • excelência na formação acadêmica,
  • o ensino bilíngue,
  • a valorização dos princípios católicos,
  • e uma formação integral e personalizada.   

Presente em 19 países, com mais de 60 anos de experiência em educação de excelência, é dirigida pelo movimento católico Regnum Christi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here