Vestibulando: descubra o que você está fazendo errado!

Estudar para o vestibular quase sempre é uma tarefa árdua. Para muitos jovens, não se põe em questão apenas o futuro profissional, mas a consciência de um desafio a ser superado e uma etapa a ser concluída. E isso mexe com o comportamento, com o corpo, com as emoções. Mas, independente do que se pretende, de forma imediata, o fato é que geralmente são muitos conteúdos, disciplinas e técnicas a serem dominadas. Aprender a estudar e identificar os erros do processo torna-se imprescindível. 

Se você está na preparação para o vestibular, confira aqui quais são os possíveis erros que você está cometendo em sua jornada.

1. Focar apenas no vestibular

Este primeiro erro é comum e pode causar muito sofrimento. É evidente que a sua prioridade é o vestibular, no entanto é muito importante considerar que o nosso corpo – isso inclui, obviamente, o cérebro – funciona melhor quando tem seus limites respeitados. Por isso é tão importante estabelecer uma ordem para a sua rotina. 

2. Não fazer um cronograma

O erro número 1 geralmente acontece quando não se investe um pouco de tempo planejando os estudos, ou seja: fazendo um cronograma. Esse engano pode chegar a anular esforços e a minar a capacidade de concentração do estudante, deixando-o à mercê dos acontecimentos, das demandas, sem uma direção definida.

3. Estudar apenas o que não se tem domínio

Outro erro comum entre aqueles que se preparam para o vestibular é o foco irrestrito em disciplinas que se tem mais dificuldade. Além de tornar a tarefa de estudar mais pesada do que o normal, você pode deixar de estudar coisas importantes e cometer erros na prova nas disciplinas que achava ter tudo na cabeça.

4. Não ler o edital da prova

Este passo é importantíssimo para pautar sua jornada de estudos real e objetiva. Não se contente em ouvir e ler comentários sobre o edital, ou resumos de terceiros. Leia e analise cada item. Este passo é importante, também, na hora de identificar o caminho que já foi trilhado no cronograma de estudos e servirá como base para se preparar.

5. Ignorar a saúde do corpo e da mente

Você é daqueles que diz sobre si mesmo: “não tenho tempo para adoecer!”? Se a resposta for positiva, saiba que você é um grande candidato a… Adivinha? Ficar doente! Estudar, como já foi dito, é a sua prioridade. Mas ninguém estuda sem um corpo e sem uma mente que estejam funcionamento perfeitamente bem. Por isso, capriche na alimentação, na atividade física regular e constante e na ingestão de líquidos. 

6. Não calcular a distância do trajeto para o local da prova

Quando chega o dia da prova, os jornais sempre colocam em pauta os estudantes que chegam atrasados. Nós imaginamos que nenhum deles se atrasou porque quis. No entanto, é preciso se organizar objetivamente para que isso não aconteça. O atraso pode significar a não realização da prova. E todo um tempo considerável de preparação e privações em vista de uma etapa que não vai ter, sequer, a chance de ser ultrapassada.

Esperamos que este material ajude você! Compartilhe com seus amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here