Muitas famílias têm dúvidas quando o assunto é a educação dos filhos.
Esta é uma das perguntas mais frequentes: “É melhor deixar meu filho com os avós, com uma babá, ou devo colocá-lo numa escola de educação infantil?”.
Certamente, todas as opções são consideráveis, mas você sabia que o ambiente escolar traz inúmeros benefícios para o seu filho – inclusive para os bebês?
O que a escola de educação infantil proporciona
Até os três anos de idade, as crianças passam por um importante processo de socialização, que nada mais é do que a interação da criança com o ambiente e com as pessoas à sua volta.
O ambiente escolar é um espaço propício e positivo para a criança socializar-se com outros adultos, além dos de sua família, e, principalmente, com outras crianças de sua idade.
Por isso, quando a criança começa a frequentar uma escola de educação infantil, tem início uma importante e determinante fase em sua vida.
Essa nova fase afeta diretamente a educação dos filhos, pois a escola amplia suas oportunidades de socialização.
Além disso, as experiências vividas, dia após dia, dentro do ambiente escolar ajudam na formação de sua identidade.
A vivência escolar no cotidiano de suas atividades:
- potencializa a tomada de decisões;
- ajuda os pequenos a lidarem com as diferenças;
- estimula-os na resolução de conflitos;
- favorece o controle de seus sentimentos;
- promove a autonomia dos pequenos e a autoconfiança;
- gera o senso de partilha;
- desenvolve respeito aos coleguinhas.
Lições que fazem diferença no seu futuro
Crianças que frequentam uma escola de educação infantil desenvolvem naturalmente a empatia pelo outro, fazem amizade com mais facilidade e aprendem a seguir regras e a respeitar os limites.
Outro diferencial na educação dos filhos numa escola são as inúmeras descobertas que eles fazem diariamente por meio de um variado cronograma de atividades e brincadeiras, sempre em grupo.
A alimentação também é outro benefício para o seu pequeno, já que as escolas se preocupam em oferecer cardápios saudáveis e variados, elaborados por um nutricionista.
Uma criança que brinca com outras de sua idade e que tem
uma alimentação regrada é mais saudável no corpo e na alma.
Essencialmente, todo esse processo na educação dos filhos será ainda mais positivo com a integração entre pais e educadores.
Pai e mãe precisam acompanhar de perto o comportamento dos seus filhos para se certificar de que a criança responde de forma proveitosa e edificadora às experiências no meio escolar.
Então, na hora de decidir qual a melhor opção para ajudar você na educação do seu filho, avalie cuidadosamente suas opções ponderando sobre o que é mais importante para o bem-estar e para o futuro dele.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia: A melhor idade para colocar seu filho no colégio.