Atendimento personalizado na escola. O que isso quer dizer?

Uma sala de aula repleta de alunos, cada um com suas características e ritmos diferenciados no aprendizado. Cada aluno com um talento próprio e uma forma única de responder aos estímulos de aprendizagem.

Esse é o cenário de todas as salas de aula de qualquer escola por todo o país, seja no ensino público ou privado. Foi observando essa realidade incontestável que surgiu o atendimento personalizado na escola.

Dados do Ministério da Educação (MEC) sobre o ensino brasileiro mostram que, em 2019, apenas 16% dos alunos matriculados no 9º ano sabiam de matemática o que deveriam saber, e que apenas 29% conseguiram assimilar os conteúdos de português ensinados no mesmo período letivo.

Parte desse resultado – assustador! – se deve a um sistema de educação que não contempla cada aluno de modo pessoal, que não o tem com o centro do ensino.

O sistema educacional enxerga apenas a totalidade de uma turma, oferecendo aulas programadas para o grupo, ignorando as características individuais de cada aluno e seu ritmo próprio de aprendizado.

O atendimento personalizado na escola é uma forte tendência

Conscientes dessa realidade, e decididas a mudá-la, algumas instituições de ensino por todo o Brasil e pelo mundo implantaram o atendimento personalizado na escola, mudando significativamente seus métodos de ensino.

O atendimento personalizado é uma estratégia pedagógica que visa promover o desenvolvimento do aluno, respeitando seus talentos, suas limitações, o seu ritmo de aprendizagem, seu conhecimento previamente adquirido, suas competências e seus interesses. 

A expectativa do atendimento personalizado na escola – algo que já se tornou realidade em muitas instituições privadas – é o maior aproveitamento do aluno, melhor assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, maior interação com os demais alunos e professores, entre outros inúmeros benefícios observados dentro e fora do ambiente escolar.

Por que o atendimento personalizado na escola é determinante

O aluno que experimenta o programa de atendimento personalizado na escola, além de obter maior aproveitamento do conteúdo curricular, adquire benefícios para a sua vida, dentro e fora do ambiente escolar.

O atendimento personalizado na escola prevê uma equipe multidisciplinar preparada e atenta para descobrir os interesses e os talentos de cada aluno,  contando com a ajuda do próprio estudante, pois ele é o protagonista no processo de aprendizagem. 

Os próprios alunos se comprometem com as atividades e determinam onde querem chegar. O desempenho do aluno é acompanhado de perto.

Ao pensar na educação dos filhos, é importante que os pais reflitam também sobre qual metodologia de ensino consideram mais eficaz para o seu aprendizado. Afinal, a metodologia adotada pela escola interfere na vida das crianças hoje e no seu futuro.

Gostou deste conteúdo? Deixe aqui seu comentário!
Leia também: Colégio Católico: é para todos ou só para católicos?