Atendimento personalizado na escola. O que isso quer dizer?

Uma sala de aula repleta de alunos, cada um com suas características e ritmos diferenciados no aprendizado. Cada aluno com um talento próprio e uma forma única de responder aos estímulos de aprendizagem. Este é o cenário de todas as salas de aula de qualquer escola por todo o país, seja no ensino público ou privado. Foi observando essa realidade incontestável que surgiu o atendimento personalizado na escola.

Dados do Ministério da Educação (MEC) sobre o ensino brasileiro mostram que apenas 12% dos alunos matriculados no 9ª período sabem de matemática o que deveriam saber, e que apenas 22% conseguiram assimilar os conteúdos de português ensinados no mesmo período letivo. Parte desse resultado – assustador! – se deve a um sistema de educação que não contempla cada aluno de modo pessoal, que não o tem com o centro do ensino, mas que enxerga a totalidade de uma turma, oferecendo aulas programadas para o grupo, sem pensar nas características individuais de cada um dos alunos e seu ritmo próprio de aprendizado.

O atendimento personalizado na escola é uma forte tendência

Conscientes dessa realidade, e decididos a mudá-la, algumas instituições de ensino por todo o Brasil, e também pelo mundo, optaram por implantar o atendimento personalizado na escola, mudando significativamente seus métodos de ensino.

O atendimento personalizado nada mais é do que uma estratégia pedagógica que visa promover o desenvolvimento do aluno, respeitando seus talentos, suas limitações, o seu ritmo de aprendizagem, seu conhecimento previamente adquirido, suas competências e interesses.

A expectativa do atendimento personalizado na escola – algo que já se tornou realidade em muitas instituições privadas – é o maior aproveitamento do aluno, melhor assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, maior interação com os demais alunos e professores, entre outros inúmeros benefícios observados dentro e fora do ambiente escolar.

Por que o atendimento personalizado na escola é determinante

O aluno que experimenta o programa de atendimento personalizado na escola não só aprende o conteúdo curricular com um maior aproveitamento. Os benefícios são para a sua vida, dentro e fora do ambiente escolar.

O atendimento personalizado na escola prevê uma equipe multidisciplinar preparada e atenta para descobrir os interesses e os talentos de cada aluno,  contando com a ajuda do próprio estudante, pois ele é o protagonista no processo de aprendizagem. Os próprios alunos se comprometem com as atividades e determinam onde querem chegar. Também o desempenho do aluno é acompanhado de perto.

Ao pensar na educação dos filhos, é importante que os pais reflitam também sobre qual metodologia de ensino consideram mais eficaz para o seu aprendizado. Afinal, a metodologia adotada pelas escolas interferem na vida das crianças hoje e no seu futuro.

Uma das características da formação integral do aluno Everest é sua capacidade de enxergar oportunidades. Saiba mais Empreendedorismo: A importância do tema na educação dos filhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here