O colégio católico tem um ensino antiquado?

Para muitos, o colégio católico talvez seja coisa do passado. Colocar o filho numa escola de padres ou de freiras está entre as últimas opções.

Mas, e se você soubesse que a educação católica é o berço da formação acadêmica como conhecemos atualmente? E que só em um colégio católico seu filho estará assegurado quanto à vivência de valores cristãos e convivendo em harmonia com a tecnologia e a pesquisa científica?

Uma das principais preocupações da Igreja Católica é proporcionar a formação integral da criança e do jovem. 

A fé católica oferece uma experiência de transformação e evolução nos aspectos psíquicos, espirituais, intelectuais e familiares, como afirma a Congregação para Educação Católica no documento de 2007, Educar juntos na escola católica missão partilhada de pessoas consagradas e fiéis leigos:

Ela [escola católica] sabe envolver os jovens numa experiência formativa global, para orientar e acompanhar, à luz da Boa Nova,
a busca de sentido que eles vivem, de formas inéditas e muitas vezes ambíguas, mas com uma urgência preocupante.” 

A missão dos colégios católicos está intimamente ligada à missão de Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância!” (Jo 10,10). 

Portanto, não se pode considerar uma educação sólida aquela que se preocupa unicamente com questões intelectuais. 

Colégios católicos: unidade entre tradição e inovação

Um dos desafios da educação nos tempos atuais é agregar as bases da moral com a inovação em avanço constante. A educação católica, de raiz judaico-cristã, tem como alicerce o temor a Deus e a valorização da família.

Inúmeros institutos de educação e universidades católicas, administrados por congregações e demais movimentos, buscam incansavelmente fortalecer, por meio da vivência da espiritualidade, da liturgia e da pastoral, aspectos indispensáveis para os tempos atuais:

  • A centralidade do amor a Deus na vida do homem;
  • A lei natural, na qual o homem e a mulher foram criados por Deus para a união e o amor;
  • Uma convivência harmoniosa entre todas as etnias e povos;
  • O respeito à dignidade humana.

Logo, para manter fortalecidos esses e os demais valores cristãos, é necessário uma instrução que desenvolva a crítica e o livre-arbítrio, iluminados pela sabedoria do Evangelho. 

“Do momento em que, hoje mesmo, a escola não é mais o único ambiente de aprendizagem para os jovens e nem o principal, e as comunidades virtuais ganham uma relevância muito significativa, apresenta-se à educação escolar um novo desafio: aquele de ajudar os estudantes a construir os instrumentos críticos indispensáveis para não se deixar dominar pela força dos novos instrumentos de comunicação”

(Congregação para Educação Católica. Educar hoje e amanhã, Uma paixão que se renova. Instrumentum laboris, 2014).

A valorização da família como urgência nos tempos atuais

Não obstante todos os valores abordados pela educação católica, a valorização da família toma um lugar de destaque. 

Vivemos tempos em que existe um distanciamento dos pais frente à criação dos filhos ‒ devido à rotina desgastante do homem moderno ‒, além de uma constante crise de identidade no papel do homem e da mulher, que parecem viver o conflito: “quem manda em quem”. 

O colégio católico promove a igualdade e a complementaridade dos gêneros, conforme a vontade de Deus. “Ao criar o ser humano, homem e mulher, Deus dá a dignidade de uma maneira igual a ambos” (Catecismo da Igreja Católica,  2393). 

Além disso, a educação católica propõe a integração escola-família como fator determinante para o bom desenvolvimento da formação integral do aluno. 

A escola e a universidade são lugares de educação à vida, ao desenvolvimento cultural, à formação profissional, ao empenho pelo bem comum; representam uma ocasião e uma oportunidade para compreender o presente e para imaginar o futuro da sociedade e da humanidade. (…) Escolas e universidades católicas são comunidades educativas nas quais a experiência de aprendizagem se alimenta da integração entre pesquisa, pensamento e vida

(Congregação para Educação Católica. Educar hoje e amanhã, Uma paixão que se renova. Instrumentum laboris, 2014).

A educação católica não só traz consigo a tradição quanto ao ensino, mas também consegue fortalecer os valores cristãos de modo pedagógico e sólido. 

Você sabia que a escola católica é aberta para outras religiões? Confira aqui