A experiência educacional, por meio de escolas e universidades, é uma herança – sempre atual – da Igreja Católica. Atualmente, devido ao processo intenso de secularização que a sociedade ocidental vive, talvez esse dado esteja esquecido por grande parte das pessoas. Incluindo o papel do colégio católico.

Mas o fato é que, desde muito tempo, a educação foi assumida pela Igreja como uma missão. Jesus enviou seus apóstolos não apenas para fazer discípulos e batizar, mas também ensinar tudo o que nos tinha ensinado (Mt. 28, 20). Ensinar é também um mandamento do Senhor! 

Historicamente, diversas congregações religiosas assumiram esse chamado como missão. Por isso, muitos santos têm belíssimos registros de uma experiência de levar, por meio do ensino, as pessoas à experiência com o Senhor.

Os colégios católicos confessionais devem abrir suas portas a pessoas não católicas ou sem religião?

O Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium responde com exatidão:

As escolas católicas, que sempre procuram conjugar a tarefa educacional com o anúncio explícito do Evangelho, constituem uma contribuição muito válida para a evangelização da cultura.” (EG, 134)

Os colégios católicos devem acolher todos, mas jamais devem renunciar a sua missão evangelizadora. Por isso, quando uma família coloca seu filho num colégio católico, deve estar de acordo com que ele seja educado nessa fé, e tanto o aluno como a família devem apoiar a missão da instituição.

Uma educação coerente com os valores cristãos

Acontece de colégios católicos assim se declararem, mas não assumirem a fidelidade aos ensinamentos de Cristo no ordinário de suas atividades, nos valores que permeiam sua experiência pedagógica.

Exemplos desses acabam por gerar inúmeros prejuízos para o que se entende como natureza e finalidade da educação, que é levar as pessoas – de modo consciente ou não – ao conhecimento de Deus. 

Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), filósofa, judia, passou um tempo da vida submersa nas trevas do ateísmo, teve sua experiência com a pessoa de Cristo por meio do estudo e da contemplação da verdade expressos nos ensinamentos de Santa Teresa de Jesus.

Depois de batizada na Igreja Católica, passou anos dedicando-se aos estudos e publicando artigos científicos, além de dedicar sua vida – primariamente – à oração intensa. 

Ela dá uma clara explicação sobre o processo que move o coração de todo aquele que busca conhecimento e iluminação por meio dos estudos: “Quem procura a verdade, consciente ou inconscientemente, procura por Deus”.

O colégio católico é para todos

A fim de corresponder ao Evangelho e de seguir os passos de Jesus, o colégio católico deve, sim, estar aberto a todos.

Sobretudo se for um colégio seguro e coerente com o que a Igreja ensina, lançando todas as suas ações na perspectiva do relacionamento com os bens do céu e a salvação de Cristo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa saber disso.

Leia também: Colégio Católico: como ele auxilia na educação dos filhos