5 passos para reduzir a distância entre você e o seu filho

Um dos questionamentos que mais atormenta pais e mães que trabalham fora é “como ser um(a) pai/mãe mais presente?”. Se você também está passando por isso, acompanhe estes 5 passos para reduzir a distância entre você e seu filho.

Com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil se fazer presente na vida dos filhos, principalmente quando os pais precisam passar muitas horas fora de casa, devido ao trabalho, a outros compromissos e ao horário escolar das crianças. Também é comum os filhos, quando entram na adolescência, buscarem se isolar dos seus familiares, aumentando ainda mais esse distanciamento.

Portanto, fique à vontade para experimentar estes 5 passos para reduzir a distância entre você e seu filho:

1. Brinque com seu filho

É comum ouvir o pai ou a mãe dizendo para seu filho: “adulto não brinca, só trabalha!”. Mas é preciso quebrar esse paradigma. Adulto pode e deve, sim, brincar. Além de garantir uma aproximação com seu filho, isso ajuda a descansar a mente do trabalho e dos problemas.

Procure fazer uma brincadeira diferente sempre que possível: montar um quebra-cabeça, jogar dominó, mímica, brincar de bola, andar de patins. Enfim, seja criativo e aproveite os brinquedos que a criança mais gosta para ter um momento bem divertido com ela.

2. Faça passeios diferentes

Procure levar seu filho para passear em lugares que vocês não costumam ir, de preferência a céu aberto. Leve-o a parques e praças que ele ainda não conhece. Deixe-o pisar descalço na grama. Prepare um piquenique. Fugir da rotina ajuda a criar bons momentos de interação.

3. Leiam juntos 

Seja no horário de ir para cama, ou em qualquer outro momento do dia, aproveite para ler um livro com seu filho. Perceba em que tipo de história ele tem interesse para deixar esse momento mais valioso. E que tal presenteá-lo com um livro ou um gibi novo? Vai ser muito estimulante.

4. Façam pelo menos uma refeição juntos

Procure deixar uma refeição do dia para ser feita com toda a família. Seja o café da manhã, o almoço, ou o jantar, o importante é deixar esse momento à mesa para conversarem sobre assuntos em comum. Não tenha pressa.

5. Não economize abraço, beijo e colo

A maioria das crianças adoram abraços e beijos. Elas são naturalmente carinhosas. Então, abrace muito, beije e dê muito colo. Isso é muito importante para seu filho sentir-se amado e querido.

Contudo, se ele já estiver naquela fase da adolescência que evita o contato físico com os pais, tenha um pouco de cautela e procure, aos poucos, fazer essa aproximação. Um dia um rápido cafuné, no outro um beijo ao se cumprimentarem, e logo espontaneamente eles buscarão por um abraço.

A educação dos filhos exige um equilíbrio entre trabalho e tempo livre. Por isso, o importante é saber aproveitar intensamente cada momento junto do seu filho, usar esse tempo com qualidade, ou seja, dedicação.

Quando seu filho perceber o seu interesse pelo bem estar dele, naturalmente também terá interesse em estar com você. E, assim, o sofrimento causado pelo distanciamento dará espaço para a alegria de estarem juntos sempre que possível. E mais do que isso, responder à pergunta “como ser um(a) pai/mãe mais presente?” já não será tão difícil.

Venha conhecer de perto a metodologia que prepara seu filho para o futuro. Descubra como transformamos o aprendizado em uma experiência única e significativa. Acesse o site www.colegioeverest.com.br  e agende sua visita ao Colégio Everest.