educação dos filhos

Muitas famílias têm dúvidas quando o assunto é a educação dos filhos. Entre as perguntas para as quais mais frequentemente os pais buscam uma resposta, está: é melhor deixar meu filho com os avós, com uma babá ou devo colocá-lo numa escola de educação infantil?

Certamente, todas as opções são consideráveis, mas você sabia que a educação dos filhos –  mesmo dos bebês – no ambiente escolar pode trazer inúmeros benefícios para o seu filho?

O que a escola de educação infantil proporciona?

Diferente do que muitos pensam, até os 3 anos de idade as crianças passam por um importante processo de socialização. Esse processo, nada mais é do que a interação da criança com o ambiente e com as pessoas à sua volta. O ambiente escolar é um espaço propício, e positivo, para a criança socializar-se com outros adultos, além dos de sua família, e, principalmente, com outras crianças de sua idade. Por isso, no momento em que a criança começa a frequentar uma escolinha de educação infantil tem início uma nova fase em sua vida, importante e determinante.  

Esta nova fase afeta diretamente a educação dos filhos, pois a escolinha amplia de maneira considerável suas oportunidades de socialização. Além disso, as experiências que ele viverá, dia após dia, dentro do ambiente escolar ajudam na formação de sua identidade.

A vivência escolar – no cotidiano de suas atividades – promove:

  • potencializa a tomada de pequenas decisões;
  • ajuda os pequenos a lidarem com as diferenças;
  • estimula-os na resolução de pequenos conflitos;
  • favorece o controle de seus sentimentos;
  • promove a autonomia dos pequenos e a autoconfiança.
  • aprendem o senso de partilha;
  • respeito aos coleguinhas;

Lições que farão diferença no seu futuro

Educadores relatam que crianças que frequentam uma escola de educação infantil desenvolvem naturalmente a empatia pelo outro, fazem amizade mais facilmente e mais prontamente aprendem a seguir regras e a respeitar os limites. Outro diferencial na educação dos filhos numa escolinha são as inúmeras descobertas que eles fazem, dia após dia, por meio de um variado cronograma de atividades e brincadeiras, sempre em grupo.

A alimentação também é outro benefício para o seu pequeno, já que as escolas se preocupam em oferecer cardápios saudáveis e variados, acompanhados por nutricionista. Criança que brinca com outros de sua idade e que tem uma alimentação regrada é mais saudável no corpo e na alma.

Essencialmente todo esse processo na educação dos filhos será ainda mais positivo com a integração entre pais e educadores. Pai e mãe precisam acompanhar de perto o comportamento dos seus filhos para se certificar de que a criança responde de forma proveitosa e edificadora às experiências no meio escolar.

Então, na hora de decidir qual a melhor opção para te ajudar na educação dos filhos, avalie cuidadosamente suas opções ponderando sobre o que é mais importante para o bem-estar e para o futuro do seu filho.

Quer saber mais sobre o assunto? Sugerimos a leitura do nosso blog post: Qual a melhor idade para colocar o filho na creche.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here