Escola antes dos 3 anos é um erro? Entenda

Há muita discussão entre pedagogos, psicopedagogos, educadores e psicólogos quando o assunto é a educação dos bebês. Muitas famílias também questionam se matricular o filho na escola antes dos 3 anos é um erro.

“Os bebês só precisam de amor e de cuidados dos pais”. Contudo, pai e mãe sabem: não existe uma fase na vida dos filhos em que eles não precisem desse amor e de cuidados. 

Ampliando o debate

Por lei, a criança deve ser matriculada na escola a partir dos 4 ou 5 anos, dependendo da região do país. A partir dessa idade, ela é obrigada a frequentar a escola de ensino infantil, dando início à sua alfabetização. Antes disso, as crianças devem ter seu tempo ocupado apenas com brincadeiras e relações afetivo-familiares.

Para responder a essa legislação, as escolas devem oferecer aos bebês um espaço lúdico para a socialização e atividades de entretenimento. Entretanto, especialistas indicam que, na escola, o bebê pode receber estímulos que ajudem no desenvolvimento de suas habilidades.

Mas como proporcionar isso ao bebê? A resposta é: deixando que ele brinque. Simples assim. Porém, atenção: essas brincadeiras são pensadas cuidadosamente para o desenvolvimento dos bebês.

Colégio Everest investe no desenvolvimento dos bebês

Como o Colégio Everest investe no desenvolvimento dos bebês

Em nossas escolas, buscamos desenvolver não apenas a socialização das crianças, mas também sua intelectualidade em outras áreas, como a psicomotora, afetiva-social e sensorial.

“Durante todas as etapas da educação infantil, a brincadeira, a música, o colorido e o movimento são estimulados em todos os momentos. As crianças aprendem e desenvolvem as diversas atividades propostas com muita alegria e diversão!”, afirma Paula B. Ribeiro, uma das pedagogas do Colégio Everest. 

Para desenvolver essas diversas habilidades, o colégio Everest trabalha com metodologias ativas, como jogos, brincadeiras, projetos interdisciplinares, cenários de aprendizagem, aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em problemas, entre outras estratégias didáticas que colocam o aluno como o centro do processo educativo, como protagonista. 

Dessa maneira, cada um percebe a importância do seu papel, primeiro na sala de aula e depois na sociedade.

Kinder 1 (Berçário 2)

Programas de aprendizagem para bebês

Contamos com dois programas de aprendizagem que ajudam as crianças a formarem bons hábitos, que são a base para o seu desenvolvimento. 

Um dos pilares educacionais do Colégio Everest é a formação integral, que promove o desenvolvimento das dimensões humana, intelectual, social e espiritual das crianças.

O programa Kinder recebe bebês a partir de 1 ano de idade.

Entre os bebês mais crescidinhos das turminhas Kinder, trabalhamos com atividades nas diversas áreas de desenvolvimento:

  • 1ª e 2ª língua – português e inglês
  • Aprendizagem Estratégica
  • Ciências
  • Desenvolvimento Pessoal e Social
  • Ecologia
  • Exploração e conhecimento de mundo
  • Expressão Musical (aula ministrada por professor especializado)
  • Formação Católica
  • Interculturalidade
  • Psicomotricidade  (aula ministrada por professor especializado)
  • Relações lógico-matemáticas
  • Saúde e Higiene
  • Sensibilidade Artística
  • Tecnologia
  • Virtudes

“Não me sinto seguro em colocar meu filho com menos de 3 anos na escola”

Crianças que participam de atividades monitoradas e grupais desde bebê adquirem maior facilidade para se socializar e aceitar regras. A oralidade da criança também é desenvolvida com um aumento no repertório de palavras. 

Na escolinha, o desenvolvimento motor encontra mais desafios e consequentemente é facilitado. Também a independência das crianças é mais estimulada.

Contudo, na hora de decidir sobre a educação infantil do seu bebê, é preciso examinar com atenção os programas das escolas. 

Assegure-se de que a escola ofereça para o seu filho um ambiente adequado, limpo, saudável, com programas de aprendizagem adaptados para a idade dos bebês, bem como professe e ensine os mesmos conceitos e crenças que a sua família.

Do contrário, uma escolha mal estruturada pode gerar efeitos negativos em seu filho, como a insegurança e a desmotivação.

Colocar o filho na escola antes dos 3 anos é um erro ou um acerto? Esse é um debate que sempre vai existir. A resposta para essa questão é muito particular para cada família, pois depende de diversos fatores. 

Entre eles, a opção de uma instituição que possa oferecer tudo o que o seu filho precisa para se desenvolver naturalmente e de maneira positiva, cercado de atenção e carinho.

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